HISTÓRIA

O Centro de Treino Municipal – CTM – foi fundado a 14 de Outubro de 1993 através de uma deliberação da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, num projeto que visava potenciar o desporto aguiarense.

A sua constituição formal foi a 3 de Novembro desse ano com a indigitação de Alfredo Brigas como elo de ligação entre o CTM e a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

A 11 de Dezembro de 1995 foi assinada Escritura Notarial para constituição da Associação Desportiva com a denominação de Centro de Treino Municipal de Vila Pouca de Aguiar, com sede no Pavilhão Desportivo Dr. Francisco Gomes da Costa, conforme Diário da República nº 22 de 26 de Janeiro de 1996.

Terminou em Dezembro de 1995 o ciclo de gestão camarária, altura em que o CTM se autonomiza definitivamente da Câmara Municipal, através da transformação do CTM numa Associação Civil de Formação, Fomento e Desenvolvimento Desportivo.

Desde a sua fundação que a mola real do Clube tem sido o fomento da prática desportiva do Basquetebol, muito especialmente a formação de jovens jogadores, tanto no sexo masculino como no sexo feminino.

A 12 de Outubro de 2011, o CTM Vila Pouca de Aguiar apresentou a nova secção de atletismo, numa sessão solene que contou com a presença de Fernanda Ribeiro.

Rapidamente se começou a delinear atividades relacionadas com o atletismo e nasce a ideia de organizar o 1º Trail Running do clube. Com data inicialmente agendada para o ano de 2013, o evento não se concretizou por falta de experiência por parte da direção e colaboradores.

Mas no inicio do ano de 2014, com algum conhecimento adquirido na participação em outros Trails e aproveitando a experiência do ultramaratonista João Oliveira (convidado para padrinho do evento), a ideia é colocada novamente em cima da mesa e sem receios, surge a 1 de junho de 2014 o 1º Trail Running CTM Vila Pouca de Aguiar. O número de participantes superou todas as expetativas, aproximadamente 700, e as ruas de Vila Pouca de Aguiar inundaram-se de cor e boa disposição. Tal como ainda acontece, no dia anterior às principais provas, realiza-se o Kids Trail na emblemática Lagoa do Alvão e no principal dia do evento as crianças têm ao dispor uma área com insufláveis e atividades, totalmente gratuito.

Desde então o CTM Vila Pouca de Aguiar realiza todos anos o Trail em Vila Pouca de Aguiar, evento com muita expressão neste concelho e entre os amantes da modalidade, tanto a nível nacional como internacional.

Por dois anos consecutivos, pertenceu ao calendário do campeonato nacional de corrida em montanha e pelo terceiro ano consecutivo ao calendário da Taça de Portugal da associação de trail running de Portugal. Desde a sexta edição, a organização passou a certificar os seus percursos junto da ITRA – International Trail-Running Association e a qualificar também para a mítica prova do UTMB – Ultra Trail Mont Blanc, assim como outras provas de renome como o MIUT – Madeira Island Ultra-Trail.

O grande atleta João Oliveira, conhecido mundialmente pelas belas prestações em ultramaratonas,  apadrinha o Trail CTM Vila Pouca de Aguiar desde a primeira edição. Flor Madureira, Cármen Henriques, Cristina Moura e Raquel Campos, atletas de renome do Trail Running de Portugal e Internacional, foram as já escolhidas como madrinhas. A todos a organização agradece a preciosa ajuda para com este trail.

Com a expressão “a correr ou a caminhar vamos todos ajudar”, a organização realiza também uma caminhada solidária. Parte do valor pago pela inscrição é canalizado para a causa identificada.

Muitos atletas, caminheiros, entidades publicas, entidades privadas e voluntários, passaram por todas as edições já realizadas e é graças a eles que é possível redigir a história do Trail CTM Vila Pouca de Aguiar. Obrigado por fazerem parte deste certame.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo